O governo do Acre, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), promove nesta quinta-feira, 4, e sexta, 5, o 3º Encontro da Rede de Governança Ambiental, em Rio Branco. Está confirmada a presença de representações de 21 municípios acreanos ligados à agenda ambiental.

A rede foi instituída pelo governo do Estado, por meio do Decreto n° 11.374, e tem a finalidade de alinhar objetivos e aprimorar ações em favor da política ambiental.

Na quinta-feira, o encontro será iniciado às 8h30, no Nobile Suites Gran Lumni, em Rio Branco, com a apresentação das ações da Sema, além da escuta aos gestores municipais e a promoção de debates. Na sexta, os participantes irão conhecer o Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), o Viveiro da Floresta e a Biofábrica Clones da Amazônia.

Durante o ano de 2023, ano da criação da Rede de Governança Ambiental, foram realizados dois encontros. Foto: Felipe Freire/Arquivo Secom

A secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, afirmou que a Rede de Governança Ambiental foi fundamental para que Estado e municípios atuassem juntos no enfrentamento da cheia que ocorreu este ano.

“O governador atuou oportunizando apoio às cidades e enviou os secretários para que, pessoalmente, pudessem ver de perto a situação e levassem ajuda humanitária. Nós [Sema] ficamos com a cidade de Porto Walter, para onde levamos insumos, com uma equipe. E é isso que a nossa rede é, uma união de forças”, disse.

A gestora falou ainda do trabalho conjunto que vai ser realizado durante este ano. “Os secretários de meio ambiente municipais têm estado conosco compartilhando sugestões, atuações, projetos e até as dificuldades para que possamos avançar cada vez mais nas políticas públicas de meio ambiente. Para este ano, temos uma programação para atuar no enfrentamento aos ilícitos ambientais; atividades de educação ambiental e outras a serem oportunizadas conjuntamente”, acrescentou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *